• Gestão Contabilidade

Como abrir empresa de Dropshipping?

O mercado de dropshipping vem crescendo altamente nos últimos anos e gerando novos empresários no Brasil, pela facilidade de ter uma empresa e não ter produto em no seu estoque.


Mas de fato, o que é Dropshipping?

O dropshipping é a prestação de serviços que faz uma série de atividades, como o marketing, vendas, acompanhamento do pedido no processo de intermediação de vendas entre indústria e consumidor final, sendo assim, facilita a vida de uma pessoa que está buscando por um determinado produto.


Por entender que é um mercado que ainda não possui legislação específica no Brasil, geram enormes dúvidas de empreendedores que estão atuando neste segmento.


A Gestão Contabilidade é especializada no segmento de mercados digitais.



Por não ter uma legislação específica, não é possível dar certeza que o empreendedor sofrerá algum problema no futuro, mas é possível minimizar os riscos e justificar da melhor forma a movimentação gerada pelo negócio.


Como abrir uma Empresa de Dropshipping?

neste tema de como abrir uma empresa de dropshipping vamos abordar questões referente a legalização da abertura da empresa. Em outros assuntos vou escrever sobre as operações em si.


O processo de abertura de uma Empresa de Dropshipping é bastante similar a outros negócios. O processo inicial é a apresentação da documentação necessária para elaboração do contrato social, que são:

  • Identidade, CNH ou carteira de registro profissional

  • IPTU com inscrição imobiliária do local

  • Comprovante de residência dos sócios

  • Capital social da empresa

Toda parte burocrática é elabora pela equipe da Gestão Contabilidade, o que elimina qualquer preocupação para você, empresário.


Após a entrega da documentação, é dado start no sistema da junta comercial. Todo processo pode demorar de 5 a 30 dias, dependendo da junta comercial de cada estado.




Qual CNAE para Dropshipping?

Converso diariamente com pessoas que atuam no mercado e com muitas outras pessoas que estão entrando no mercado. Em todas situações vejo que os empreendedores estão sendo orientados de maneira irresponsável por pessoas que se dizem especialistas no segmento. Nosso trabalho como contabilidade é atuar na orientação preventiva aos nossos parceiros, desta forma, desenvolvemos estudos ligados ao segmento.


Escuto muitos novos entrantes no mercado falando que especialistas em dropshipping indicaram o CNAE de promoção de vendas para abertura da empresa, pois irá enquadrar o Simples Nacional na tabela III e irá tributar a partir de 6%.


Vamos interpretar aqui o CNAE 7319-0/02 Promoção de vendas


Este CNAE é utilizado por algumas empresas que atuam no mercado com merchandising fazendo promoção de vendas em PDVs, e a distribuição destes materiais publicitários (produto físico) é chamado de FULLFILMENT. Ele não pode ser interpretado como um processo de logística das vendas on-line. Mas isso ocorre por falta de uma legislação que regule de fato a atividade.


O processo operacional da atividade se resume em intermediação de negócios, uma vez que existe uma pessoa que deseja efetuar uma compra e uma empresa querendo vender e o droppshipper faz essa intermediação.



O que podemos chegar a uma definição que o CNAE 7490-1/04 Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, se enquadra de modo mais correto na operação.


Dropshipping pode ser MEI?

Com base no CNAE da atividade, esta opção não está enquadrada como opção.


Qual opção de constituição da empresa?

Veja abaixo as opções de constituição

  • Sociedade LTDA

  • Sociedade unipessoal

  • EIRELI (capital social acima de 100 salários mínimos)

  • Empresário Individual

Das opções acima, o EMPRESÁRIO INDIVIDUAL, o patrimônio do titular da empresa se confunde com o da empresa. Isso significa que em caso de débitos tributários ou trabalhistas, o patrimônio pessoal arca com as dívidas da empresa.


Vale ainda relembrar. Este é uma atividade que ainda não uma legislação específica, desta forma, haverão diversas interpretações por parte de especialistas, advogados e contadores.



Gestão Contabilidade




©2020 por GESTÃO CONTABILIDADE. Orgulhosamente criado com Wix.com